segunda-feira, 18 de maio de 2009

Carros clonados usam placa, chassi e documentos copiados de carro 'original'

Crime envolve roubo, adulteração de veículo e venda de documento falso.No Brasil, estima-se que 37 mil carros sejam clonados por ano.


No Brasil, todos os anos 370 mil carros são roubados. Estima-se que, dentre eles, 37 mil sejam clonados. Os veículos clonados usam placa, chassi e documentos copiados de outro carro. Assim, pode circular sem chamar a atenção da polícia e até ser negociado.

Em Porto Alegre, a reportagem do Fantástico mostrou dois carros do mesmo modelo e cor. Um deles sempre passou sem qualquer problema por postos policiais. “Nunca tive problema nenhum, sempre fui abordado”, diz o dono do carro clonado. "A gente começou a pesquisar e foi ver que o meu carro tinha problemas ou o outro".
O dono do carro original conta que recebeu uma multa de uma cidade onde não esteve, mas nunca desconfiou de clonagem. “Até a numeração do chassis é a mesma, gravada nos vidros, não tem diferença”, diz Alessandro Oliveira Leal. “Como é que uma coisa dessa pode estar acontecendo comigo, né? É estranho”, diz. Para chegar ao verdadeiro número do chassi do “clone”, o perito Luciano Soares precisou lixar muito, usar removedor de tinta e um ácido.
Com o número, a reportagem localizou o empresário que era o dono do carro antes da clonagem. Ele conta que teve o carro roubado. “Quatro elementos saíram armados e no momento que eu vi a arma na mão de um deles eu disse pro meu colega: É um assalto, vamos sair do carro”, disse. Após o assalto, o carro ganhou nova identidade para poder circular. O carro clonado foi entregue à polícia com os documentos falsos.

Para não comprar um carro falso, é preciso desconfiar de preços muito baixos. “Em segundo lugar, verificar numeração do motor porque é um dos poucos locais que não é mexido pelo falsário. (...) O comprador deve entrar em contato com o proprietário cujo nome consta no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado para verificar se esse proprietário por acaso não está de posse de outro veículo com as mesmas placas”, orienta o delegado Heliomar Franco.

0 Comentar: