quinta-feira, 7 de maio de 2009

Especialista explica o que é transtorno bipolar; veja

Apesar de aparentar ser um problema recém-descoberto, o transtorno bipolar é relatado desde o século 1º d.C., na Ásia Menor. A doença, contudo, passou a ser reconhecida formalmente pela medicina na metade do século 19, por volta de 1850, na França.

As informações são do doutor José Alberto Del Porto, psiquiatra da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O especialista diz que a doença se caracteriza pela alternância de estados de humor.

"Em um polo está a depressão, com tristeza, desânimo e inibição psicomotora. Em outro está a exaltação de ânimos, com aceleração dos processos mentais, do aumento da impulsividade em se expor a riscos, da exacerbação da sexualidade e dos sentimentos, como a raiva", explica.

Para afirmar que a pessoa sofre do problema é necessário que a situação de contraste de comportamento seja vivenciada por alguns dias seguidos. No mínimo duas semanas para depressão e uma semana para a mania, como é chamado o estado inverso. Além de medicamentos, o tratamento também é realizado por meio de orientação psicológica para o paciente, a chamada "psicoeducação".

0 Comentar: