segunda-feira, 16 de março de 2009

Olha o decote aí

Ao escolher blusas com decotes exagerados e calças muito justas você pode minar sua imagem profissional


Sua roupa é parte importante da sua imagem no trabalho. Basta pensar que, ao encontrar um novo cliente ou chegar à entrevista de emprego, o interlocutor vai julgá-la antes pela aparência e só depois vai ouvir o que você tem a dizer. Se o seu decote for muito grande ou a saia for curta demais, pode ser que ele nem ouça direito. “Isso não quer dizer que as pessoas não possam escolher o que bem quiser para vestir no trabalho. Mas elas têm de estar conscientes do impacto que isso terá na imagem profissional”, diz a consultora de imagem Ilana Berenholc. “Mulheres com roupas inadequadas e muito provocantes são o principal problema de imagem nas empresas que me pedem treinamento.”

Um estudo feito pela Lawrence University, nos Estados Unidos, mostrou executivos opinando sobre vídeos de mulheres falando de sua experiência profissional. Os textos e as atrizes eram sempre os mesmos, mudavam apenas o cargo e as roupas, às vezes reveladoras, às vezes sóbrias. Quando elas apareciam como recepcionistas, os espectadores (dos dois sexos) não se importavam com o estilo de roupa. Quando as atrizes se descreviam como gerentes, no entanto, e estavam vestidas com roupas indiscretas, eles responderam que pareciam menos competentes que as outras — vestidas com roupas mais discretas — e até pensaram que foram graduadas com notas piores.

Para se vestir bem ao ir para o trabalho, escolha roupas que valorizem seu tipo físico, mas avalie para quais qualidades — físicas ou comportamentais — você prefere chamar a atenção.

Peça por peça, veja como ficar bonita e adequada para o trabalho

Blusas >
Alcinhas, tomara- que-caia e decotes não combinam com trabalho, ainda que a empresa tenha um ambiente descontraído. Imagine se você vai conversar com um cliente e chama mais a atenção para o seu decote do que para a conversa? Acaba se prejudicando.

Tamanho >
“Mulheres que usam roupas muito justas são uma das queixas mais comuns nas empresas que contratam meus serviços”, diz Ilana. Do mesmo jeito, peças transparentes, que mostram a lingerie, devem fi car para outros momentos, bem longe do escritório.

Legging e calça colada >
Não são para o trabalho. Mesmo se o seu ambiente for muito informal, como é o caso do departamento de criação de agências de propaganda ou escritórios de design, deixe essa peça para usar com botas longas e camisa compridas, no meio da coxa.

Sapatos >
Se você quer usar saltos, escolha os mais grossos e bicos mais arredondados. Se gosta de sapatos de bico fino, escolha saltos mais baixos. Salto alto e bico fino são quase um fetiche. Se forem sandálias, as tiras devem ser grossas e com trama fechada.

Saias >
O comprimento ideal é sobre o joelho ou um pouco acima. Fica feminino, mas não revelador. Tome cuidado também com as fendas na hora de sentar e caminhar. Ao escolher um modelo, veja se ele não mostra mais de suas pernas do que deveria.

0 Comentar: