terça-feira, 10 de março de 2009

Exportação de veículos brasileiros cai até 80% com crise

A crise financeira, que também afeta o setor automotivo com a queda da demanda mundial, agravou as exportações de veículos brasileiros. Em fevereiro, as exportações caíram 52,3% em volume e 49,2% em valores. Nos principais mercados que compram veículos brasileiros, a queda das vendas chega a 80%.


O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, afirmou que o setor, em alguns países, vive uma depressão, mas que no Brasil a situação não é tão grave.

A queda na demanda externa, no entanto, impacto brutalmente as exportações brasileiras, incluindo países da América Latina que representam boa parte das vendas externas.

As exportações para a Argentina caíram 68% em janeiro deste ano contra o mesmo período do ano passado (os dados detalhados de fevereiro não estão disponíveis). Em números aproximados, foram embarcadas 8.200 unidades contra 25.700 de 8.200. O país vizinho é o maior comprador de automóveis brasileiros, com 55% do volume.

Para o México as vendas caíram 60%, de 13.400 para 5.400 unidades, na mesma comparação. Para o Chile, as exportações sofreram redução de 80%, de 2.600 para 500 unidades em janeiro.
Schneider afirmou que as exportações não devem retomar o ritmo verificado em 2008 e já adiantou que o mercado interno não será suficiente para compensar tais perdas.

0 Comentar: