segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Endividamento já é preocupante

Cerca de 60% das famílias de Goiânia estão endividadas atualmente, segundo a fecomércio
O endividamento atingiu um nível considerado preocupante neste mês em Goiânia. Cerca de 60% das famílias da capital (239.408) encontram-se endividadas atualmente, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada ontem pela Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO), o que acendeu o sinal de alerta. Esse porcentual é quase o dobro do considerado ideal, que é de 30% a 40%, e representa risco para o lojista.
Também cresceu o porcentual de famílias com dívidas ou contas em atraso e que não terão condições de pagar no próximo mês. "É um nível considerado alto e de risco. Um momento para o lojista ter mais seletividade na concessão de crédito", alerta o presidente da Fecomércio-GO, José Evaristo dos Santos.
Isso porque, segundo ele, o maior endividamento eleva o risco de aumento da inadimplência, que é um dos maiores temores do comércio. O número de famílias com contas em atraso saltou de 69.405 em janeiro para 94.360 este mês, passando de 18% para 24% do total. Considerando apenas as famílias endividadas, elas já representam 39,4% do total. José Evaristo explica que os números servem de base para os empresários na análise de mercado para concessão de crédito.
O porcentual de famílias da capital que admitiram não ter condições de pagar a dívida no próximo mês subiu de 7% para 10%. Considerando apenas as famílias já endividadas, 42% disseram não ter condições de pagar essas contas atrasadas no próximo mês.

0 Comentar: