terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Dúvidas éticas: lavar o edredom em casa gasta mais água

Lavar o edredom na lavanderia gasta menos água porque as máquinas são mais eficientes, segundo o diretor do centro tecnológico da indústria da moda do IPT, Eraldo Maluf. "As máquinas industriais são do tipo "front-load" [de alimentação frontal], e usam menos água", diz.

O gerente operacional da lavanderia Quality, Ricardo Monteiro, diz que o processo industrial usa até 50% menos água do que em casa. "As máquinas têm mais recursos e mais tecnologia que lavadoras domésticas", afirma.

Ele lembra que não são todas as máquinas domésticas que têm capacidade de lavar edredons maiores, como o de casal ou "king-size". "Se couber um de solteiro na lavadora doméstica, a limpeza gasta cerca de 180 litros de água.

Em uma lavanderia, o consumo é de 90 a 110 litros", diz. Existem outros mecanismos que também geram economia de água nos processos industriais de lavagem.

Em usinas que tercerizam o serviço para lavanderias menores não é preciso fazer o primeiro enxágue dentro da máquina --ele pode ser realizado em um tanque. "Sem contar que aqui existe uma estação de tratamento que consegue reaproveitar até 90% da água", afirma Carlos Alfredo Faria, sócio-gerente da lavanderia Nova Paulistana.

Para o coordenador do programa de uso racional da água da Sabesp, José Maurício da Fonseca Maia, não há problemas em lavar um edredom em casa, porque a peça ocuparia a capacidade total da lavadora. "Se o consumidor for consciente, ele vai reusar a água do enxágue para lavar o quintal, por exemplo", diz.

0 Comentar: