terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Com alta de 4,4%, vendas a prazo sustentam crescimento do varejo em 2008

SÃO PAULO - De acordo com o Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (22), as vendas a prazo encerraram o ano de 2008 com acréscimo de 4,4%, sustentando assim o crescimento de 4,2% verificado na atividade do comércio varejista em todo o Brasil.

A pesquisa aponta que esta é a segunda vez consecutiva que o fenômeno acontece. Em 2007, o pagamento parcelado registrou alta de 12,6%, promovendo uma evolução de 6,3% nas vendas totais sobre o ano de 2006.

Por outro lado, nos últimos dois anos, as vendas à vista apresentaram recuo, de 21,1%, em 2008, e de 19%, no ano retrasado.

Motivos

Ainda segundo a Serasa, por outro lado, a desaceleração no crescimento das vendas no ano passado refletiu o encolhimento do crédito, por conta dos juros elevados e pelo maior endividamento de parte da população em prazos mais longos.

Além disso, diz a entidade, tal cenário teria sido agravado pela crise financeira internacional, que promoveu a redução da oferta de crédito e tornou os critérios de concessão mais conservadores.
Para a entidade, numa razão inferior, o recuo dos pagamentos à vista também representou uma contribuição para o menor crescimento das vendas, com uma queda de 2,1 pontos percentuais em relação a 2007.

No geral, o crédito ao consumidor cresceu 30,7% em 2007 e 23,3% no acumulado de janeiro a novembro de 2008, segundo dados mais recentes do Banco Central.
Sobre a pesquisa

O Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian, o único de alcance nacional. Foram consideradas as consultas realizadas em 2008 e comparadas às consultas realizadas nos períodos durante os doze meses de 2007.

0 Comentar: