sexta-feira, 30 de maio de 2008

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo

A Petrobras anunciou, na noite desta quinta-feira, a descoberta de petróleo em águas rasas na parte sul da Bacia de Santos. Segundo a empresa, a perfuração do poço 1-BRSA-607-SPS (1-SPS-56) comprovou a presença de óleo leve em reservatórios acima da camada de sal, com produção estimada em 12 mil barris por dia.
» Gabrielli: Petrobras tem 4ª reserva mundial » Petrobras participa de descoberta no México
"Esta descoberta tem grande importância devido ao potencial de produção de petróleo leve e a localização da jazida em águas rasas no extremo sul da Bacia de Santos", informou a nota da estatal.
Atualmente, a Petrobras produz 1,850 milhão de barris de petróleo por dia, sendo 70% desse total em óleo pesado. Segundo a assessoria de imprensa da petrolífera, não há estimativas do estoque das reservas ainda, mas a vazão do poço é "muito boa" é possibilitou a projeção da produção em 12 mil barris por dia.
A petrolífera afirmou que análises preliminares indicam a densidade do petróleo descoberto em 36º API (leve). A Petrobras é a concessionária exclusiva para exploração da descoberta, que fica no bloco S-40.
Ainda segundo informações da empresa, o poço está localizado 275 km ao sul da cidade de Santos, na costa de São Paulo, em águas onde a profundidade é de 235 m. A Petrobras informou também que a descoberta foi confirmada com a produção de petróleo em teste de formação a poço revestido, em reservatórios situados a cerca de 2.080 m de profundidade.
Na segunda-feira passada, a empresa brasileira participou de uma descoberta de petróleo no Golfo do México, em um bloco explorado em conjunto com a italiana Eni, a Royal Dutch Shell Plc (35%), Marathon Oil Corp. (25%) e a Petrobras (25%).