quarta-feira, 14 de maio de 2008

Jogo do Sexo

Jogos do sexo

Pense na erecção num macho. Por que a evolução escolheu um mecanismo tão trabalhoso para que um macho fique em condições de penetrar uma fêmea? Por que não um osso, em vez do complicado processo hidráulico, com sangue tendo de ser bombeado `a alta pressão? Vários mamíferos têm ossos no pênis para ajudar na erecção, incluindo nossos “parentes” primatas. Nosso antecessores diretos- os chimpanzés- idem, apesar de serem ossos pequenos.Por que somos diferentes?



A utilidade no jogo que os seres vivos jogam é a propagação de seus genes.
Machos em todos os contextos biológicos têm uma inclinação maior para trapacear no jogo do sexo, por uma questão de economia: óvulos são raros, espermatozóides são abundantes. Machos simplesmente não perdem nada –ou perdem muito pouco – sendo promíscuos: copulando com o maior número possível de fêmeas, eles maximizam as chances de propagar seus genes. Esperma gasto é rapidamente subtituído.
Fêmeas, ao contrário, têm muito a perder se entregam seus preciosos óvulos para qualquer um fecundar. Perdem tempo e energia (se gerarem crias doentes por exemplo), e perdem também a possibilidade de gerar outras crias no período da gestação. O conflito de interesses é evidente no jogo do sexo.É uma coisa econômica-custo X benefício.
Uma história que faz sentido é a seguinte: enquanto os machos iam aprendendo formas mais elaboradas de “propaganda enganosa”– (prometer e não cumprir; aparentar sem ser)- as fêmeas respondiam tornando-se progressivamente melhores na detecção dessas fraudes, e reagiam utilizando sua arma mais letal: negando a cópula.
Isso forçava a mudança de comportamento do macho. Para fugir da trapaça, a seleção natural embutiu nas fêmeas um instinto que atua como se ela estivesse dizendo: ”não me venha com conversa fiada, você diz isso para todas. Prove que é confiável, se não, não dou”.
Através da erecção o macho está demonstrando: “pode copular comigo, eu sou saudável. Não corro risco de gerar crias doentes. Machos doentes não têm erecção”. Trapacear, fazendo um pênis flácido passar por erecto, é impossível .
A erecção hidráulica(hmmm...) naqueles tempos pré-Viagra, pode ter sido a prova decisiva para garantir as fêmeas contra a propaganda enganosa.
Fidelidade, família monogâmica, os atributos psicológicos do macho e fêmea humanos, podem ter se originado como consequência desse tipo de jogo, jogado através da imensidão do tempo.
A busca da reciprocidade nos jogos macho-fêmea, deve ter implicado muito conflito, muita tentativa e erro, mas, quando ela (reciprocidade) se instaurou, pode ter gerado como sub produto os sentimentos e vínculos que nos são mais caros.

0 Comentar: