sexta-feira, 30 de maio de 2008

METAS - V0CÊ SABE COMO TRANÇÁ-LAS?

Metas são necessárias para que você faça previsões de vendas e consiga se planejar para o ano. Mas tome cuidado. Metas de vendas devem ser realistas, para que sejam encaradas com seriedade e confiança por toda sua equipe. Se você traçar metas extremamente altas, sem levar em consideração o histórico de sua loja, sua equipe pode sentir dificuldade em atingi-las e a desmotivação tomará conta de todos. Por outro lado, se você estabelecer metas muito baixas, sua equipe de vendas pode achar que você está subestimando o potencial de cada um. Portanto, vejamos a seguir algumas regras para que você torne sua loja orientada para metas:- As metas devem ser escritas para que você estabeleça um compromisso com sua equipe.- As previsões devem ser feitas mês a mês e, se possível, semana a semana.- Não deixe de considerar também eventos e/ou acontecimentos externos, tais como um novo concorrente, obras e reformas no shopping etc.- Outro aspecto importante é distribuir a meta ao longo das semanas, divulgando-a antes do início de cada semana.- Trabalhe com duas metas: a Meta Mínima e a Meta. A Meta Mínima representa o valor mínimo esperado, considerando todos os fatores citados acima. A Meta prevê uma expectativa de crescimento, um desafio para a equipe de vendas.- Não deixe de incluir os vendedores novos. Eles podem não atingir as metas mínimas logo de início, mas não ficarão fora do jogo; você os treinará.Lembre-se, pessoas que têm uma meta não desistem enquanto não a alcançam. Sua equipe de vendas ficará cada vez mais empenhada em superar as expectativas e metas a cada mês, trazendo ótimos resultados para sua loja.