domingo, 15 de novembro de 2009

Goiânia já tem 900 mil veículos

Todos os dias 277 novos automóveis e motos ganham as ruas da capital, que já tem 3,2% da frota nacional

Goiânia acordou na terça-feira da semana passada com 900 mil veículos e agora, no momento em que você lê esta matéria, o número já chega às 902 mil unidades. Com 277 carros e motocicletas ganhando as ruas todos os dias, a velocidade e agressividade do crescimento da frota levam a capital para um caminho sem volta: já somos donos de 3,2% de toda a frota brasileira – que é de 27,8 milhões de veículos – sem termos ainda transporte público urbano e obras que atendam à demanda.

Preocupação, nesta altura, não é para poucos. Segundo as projeções do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a capital deve somar cerca de 1 milhão de veículos dentro de dez meses. Para se ter uma idéia, o número habitantes de Goiânia – 1,2 milhão segundo a contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2007 – continuará representando menos de 0,7% da população brasileira, estimada pelo IBGE em 191 milhões de pessoas.

Enquanto isso, os primeiros sinais do caos já aparecem. São 50 pontos de congestionamento nas ruas e avenidas da capital, segundo a Agência Municipal de Trânsito (AMT). Outro fator negativo é relacionado ao aumento da poluição. Cerca de 400 mil toneladas de poluentes são expelidas ao ar - o dobro do tolerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

0 Comentar: