sábado, 28 de novembro de 2009

Cerca de 26 milhões já abandonaram o cigarro

Rio - O número de ex-fumantes já é maior do que o de fumantes no País. Entre a população brasileira adulta, 17,2% fumam - o que equivale a 24,6 milhões de pessoas -, enquanto 26 milhões pararam de fumar, a maioria há mais de dez anos.

O número aparentemente favorável aos esforços antitabagistas vem acompanhado de outros que mostram a dificuldade de abandonar o vício. Mais da metade dos fumantes (52%) afirma que quer parar. No entanto, quando questionados quando abandonarão o cigarro, apenas 7% responderam que o fariam no próximo mês. Pouco mais de 81% dos entrevistados querem parar um dia ou não estão interessados em fazê-lo.

“Um dos desafios é ampliar a oferta de tratamento. Mais da metade deseja parar e não encontra aspecto terapêutico”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participou da divulgação da pesquisa, realizada ontem pela manhã.

Se o governo não tivesse adotado políticas antifumo o País teria hoje 40 milhões de fumantes, afirmou a coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Inca, Cristina Cantarino.

“Como o número de fumantes caiu pela metade, quem continua fumando é porque tem alto grau de dependência”, disse. A Pesquisa de Tabagismo do IBGE comprovou isso: a maioria dos fumantes consome, em média, um maço de cigarros diariamente, fuma até 30 minutos depois de acordar e, apesar de querer parar, não consegue abandonar o vício.

Todo fumante é ambivalente”, observou Cristina, explicando que o tabagismo é uma doença. “Ele pensa que deve parar, mas, por outro lado, adora fumar.” O prazer do cigarro é provocado pela ação da nicotina, que libera dopamina no cérebro.(AE)

0 Comentar: