segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Poder de compra diminui

A não prorrogação da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as mercadorias de linha branca e automóveis vai diminuir o poder de compra do consumidor, segundo análise das entidades do comércio. Para especialistas em varejo, estas medidas foram decisivas para o bom desempenho do varejo em 2009, mesmo sob uma crise de confiança internacional, e deveriam continuar. Na opinião deles, elevar a carga tributária é, efetivamente, reduzir o poder de compra do consumidor.

De acordo com estudos, os resultados positivos de consumo em 2009, principalmente sobre os produtos beneficiados com a redução do IPI, comprovam a tese de que não só a carga tributária é muito elevada no Brasil, mas também de que o governo deveria substituir o atual modelo de arrecadação por outro mais saudável, com alíquotas menores e um volume maior de transações.

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, existe o temor de que o fim da desoneração desestimule a produção de eletrodomésticos da linha branca com eficiência energética.

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