sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Arroz de vó

A cozinha doméstica é muito mais prática que a regrada cozinha profissional. Na maioria das vezes as pessoas que cozinham em casa o fazem sozinhas, sem uma equipe para ajudar na confecção do prato, como nos restaurantes. Essa diferença primordial às vezes faz com que as cozinhas domésticas percam qualidade em busca de praticidade em alguns pontos e o principal deles é o caldo.A boa cozinha, do bom restaurante, prepara seu próprio caldo.
Ossos, aromas, vegetais frescos, todos cozinhando lentamente por horas a fio, para que o gosto e a textura dos elementos sejam transferidos para o líquido rico que irá servir de base para inúmeros preparos.
Um caldo industrializado, velho conhecido dos restaurantes mediozinhos e até das melhores cozinhas domésticas, além de ser constituído principalmente por sal, tem a desvantagem de não ter quase nada de nutrientes. O sabor das comidas preparadas com caldos industrializados corre o risco de ser sempre um só: o do caldo. Seja em casa ou no restaurante.
Por essas e outras, a preferência na minha cozinha é por caldos frescos. Mas, preferir é uma coisa e ter três horas livres para cuidar da panela é outra e por isso uma das vezes que o caldo encontra lugar na cozinha de casa é quando não há tempo de sobra na vida da cozinheira.A outra vez em que ele dá as caras é quando a receita manda, principalmente se quem passou a receita foi a vó, e em receita de vó não se mexe (muito).
Arroz com frango da vó
- 2 pedaços de frango, picados
- 3 dentes de alho esmagados
- 1 cubinho de caldo de vegetais ou frango
- 1/2 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de manteiga
- 1/2 xícara de chá de arroz
- 1 e 1/2 de xícara de água
- 1 colher de chá de gergelim
- pitada de pimenta do reino
Em uma panela, aqueça o azeite e a manteiga. Frite ali o frango em pedaços e o alho esmagado até dourarem. Junte o cubinho de caldo, deixe que desmanche e em seguida acrescente o arroz, o gergelim e a água. Deixe o fogo baixo, cubra a panela com a tampa enrolada em um pano de prato (o pano ficará na boca da panela, absorvendo a água que evapora) e cozinhe por cerca de 20 minutos. Rende duas porções modestas.
Na receita da foto foi usado arroz integral, que foge um pouco do original da vó mas era o que tinha em casa.

0 Comentar: