quinta-feira, 30 de abril de 2009

Goiás é o 7º mais afetado pela crise

Estudo da fundação Getúlio Vargas indica que os estados da federação respondem de maneira diferente ao ambiente macroeconômico nacional


Goiás é 7º Estado mais afetado pela crise financeira mundial, de acordo com estudo Impacto da Crise nas Economias Regionais, da FGV Projetos, que compreende o período de setembro de 2008 a março de 2009, frente a igual período terminado em março de 2008, para evitar quaisquer impactos sazonais. O Estado registrou queda em vários indicadores econômicos e fiscais.

O grupo das 12 unidades federativas mais afetadas é capitaneado pelo Amazonas, seguido por Maranhão e Minas Gerais, depois Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Espírito Santo.Por região, Sul, Norte e Sudeste são as mais afetadas pela crise.
Com este trabalho, é possível determinar o quanto as regiões e os Estados têm diferido historicamente em sua sensibilidade ao ambiente macroeconômico nacional, além de avaliar os impactos da crise financeira sobre as economias regionais brasileiras e, por meio da evolução recente de diversos indicadores, comparar seus efeitos nas regiões e Estados. “Nosso intuito é aferir e analisar o cenário como se apresenta e se desenrola, e não apontar o que deve ser feito em termos de medidas de política econômica”, enfatiza o economista e consultor especialista em políticas públicas da FGV Projetos, Fernando Blumenschein, responsável pelo estudo.

Para se chegar aos resultados, foi selecionado um conjunto de indicadores disponíveis nos Estados e regiões. Desde os macroeconômicos - emprego, exportações, fluxo de crédito e vendas do comércio, até fiscais - arrecadação federal, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As análises foram baseadas em dados oriundos do IBGE, do Banco Central e de diferentes ministérios.

0 Comentar: