quarta-feira, 1 de abril de 2009

Brasil tem quase 120 milhões de cartões de débito e crédito, diz Banco Central

Informações divulgadas nesta terça referem-se ao final de 2007.Visa e Mastercard detêm mais de 90% do mercado, diz órgão.

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (31) um estudo sobre a indústria de cartões no Brasil. De acordo com o BC, no quarto trimestre de 2007, havia 66,6 milhões de cartões de crédito ativos no país, e outros 52,3 milhões de cartões de débito em uso. Deste modo, havia, no fim de 2007, 118,9 milhões de cartões em funcionamento.

A instituição afirmou que estes são os dados mais recentes englobados pelo estudo que, segundo o BC, é abrangente. A autoridade monetária não informou, também, quais os montantes de cartões ativos no Brasil em anos anteriores, o que possibilitaria medir o crescimento da indústria de cartões no país.

Não estão incluídos, neste estudo, cartões de lojas, que somente podem ser utilizados em determinados estabelecimentos, nem os cartões pré-pagos.

O número divulgado pelo Banco Central diz respeito ao número de cartões ativos, mas não fala sobre o montante de pessoas que utilizam os intrumentos de pagamento. Dados do Instituto Nacioonal de Geografia e Estatística (IBGE) informam que a população brasileira está em cerca de 190 milhões de pessoas.

Concentração do mercado
"As duas maiores bandeiras, Visa e Mastercard, respondem, juntas, por mais de 90% dos cartões ativos (crédito e débito)", informa o BC em seu estudo. Segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Mário Torós, a concentração de mercado pelas emrpesas não é um problema, uma vez que também acontece em todo mundo. "Visa e Mastercard têm 90% do mercado no mundo todo. Isso não é um problema", disse a jornalistas.

O BC detectou, entretanto, problema de falta de compartilhamento de equipamentos, o que não acontece em outros países, como, por exemplo, nos Estados Unidos. Outro consideração do BC diz respeito ao credenciamento dos cartões. No Brasil, a Redecard credencia cartões da bandeira Mastercard e, a Visanet, da bandeira Visa. A instituição informou que, em outros países, o credenciamento é aberto.

Volume de transações
O estudo mostrou ainda que o volume de transações feitas com cartões de crédito e débito passou de 1,4 bilhão, em 2002, para 3,9 bilhões em 2007. Assim como na quantidade de cartões, as duas principais bandeiras, Visa e Mastercard, respondiam, em 2007, por mais de 90% das transações com cartões de crédito e débito no país.

Custo para o lojista
O estudo do BC indica também que a taxa média de desconto, que é paga pelos lojistas aos emissores, era de 2,9%, chegando a 5% para o cartão de crédito. No caso dos cartões de débito, ainda segundo informações da autoridade monetária, a taxa média, registrada no fim de 2007, estava em 1,6%.

O chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antonio Marciano, informou que esse custo é mais alto no Brasil. Ele não soube dimensionar, entretanto, o quanto mais caro cobram as operadoras do país. "As vendas parceladas pelo cartão de crédito são muito pequenas em outros países. Por isso, o custo é mais alto no Brasil", explicou ele.

Reclamações
Ana Paula Martinez, da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, órgão de defesa da concorrência, revelou que as reclamações dos consumidores sobre os cartões de crédito e débito lideraram a lista entre dezembro de 2005 e de 2008. Neste período, das 826 mil reclamações registradas pelos Procons estaduais (sem contar o de São Paulo), 12% referiam-se aos cartões de pagamento. Segundo ela, a principal reclamação dos consumidores é sobre o envio de cartões sem que ele fosse requisitado pelos clientes.

0 Comentar: