quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crédito

193,8 mil famílias endividadas


Mais 7,3 mil famílias ficaram endividadas este mês em Goiânia.

Do mês passado para cá, mais 7.388 famílias entraram para o grupo de endividados em Goiânia. Agora, elas somam 193.813, o equivalente a 49% do total de famílias que moram na capital - dois pontos porcentuais a mais do que em junho. Comparado com julho de 2010, são 32,5 mil famílias a mais, com dívidas contraídas principalmente com cartões de crédito (63,8%), carnês (40%) e financiamentos de carro (18,4%). A maioria (53,6%) são de contas acima de um ano.

Os dados constam na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada ontem pela Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO). O crescimento do número de goianienses com contas a pagar não chega a ser preocupante, sobretudo porque apenas 17% das famílias têm débitos em atraso e outros 9% é que não terão condição de pagá-los.

Além disso, o índice de endividamento em Goiás é bem menor do que a média nacional, que aponta 63,5% das famílias brasileiras com algum tipo de conta. "Creio que o goiano é mais consciente, sabe trabalhar melhor o comprometimento de sua renda e tem mais cautela para contrair dívidas", afirma o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos.

Segundo ele, o crescimento no número de endividados pode ser explicado em parte por casualidades ocorridas com alguns goianienses, como a queda na renda de um dos membros da família ou gastos extras com doença.

As medidas macroprudenciais adotadas pelo governo federal para controle de consumo no País também podem ter contribuído para essa variação, já que as taxas de juros estão mais altas e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passou a ser cobrado também para compras financiadas. "Com isso, as prestações ficaram mais caras para o consumidor", ressalta.

0 Comentar: