segunda-feira, 28 de abril de 2008

A melhoria contínua do auto-engano

Há empresas que parecem estar engajadas num processo de melhoria contínua do auto-engano. Prometem coisas para os clientes internos e externos que sabem que jamais serão cumpridos. Fazem planejamentos estratégicos que não serão seguidos, nem mesmo tentados. Estabelecem metas e objetivos inalcançáveis para vendas onde desmotiva o colaborador.
Na verdade, a impressão que temos é que as pessoas riem do que elas próprias elaboram, planejam e escrevem. Pensam que estão enganando seus chefes, diretores, matrizes, ou sei lá quem, mas na verdade estão enganando elas mesmas. Fazem o que chamamos de melhoria contínua do alto-engano.
Há profissionais que também são especialistas do auto-engano. São vendedores que imaginam não precisar visitar os já clientes, ligar para possíveis clientes (prospects), e que basta ficar em pé na porta da loja eles vem comprar. São diretores, gerentes, supervisores que acreditam poder dirigir, supervisionar, sem sair dos seus gabinetes ou salas, dando apenas um telefonema e exigindo coisas. São chefes em geral que não participam do recrutamento ou seleção dos seus colaboradores, delegando integralmente a tarefa aos RH. São profissionais que acreditam poder ter sucesso sem estudar, sem participar de cursos, palestras, sem se aperfeiçoar, sem se atualizar. São aqueles que acreditam poder enganar, mentir, ludibriar, e ainda vencer no longo prazo. São aqueles que riem dos outros, quando deveriam chorar pos si mesmas. Essas pessoas todas – e outras mais – são as especialistas em melhoria contínua do alto-engano.
A verdade é que todos nós estamos muito cansados desse auto-engano que não nos tem levado nem à motivação, nem ao sucesso.
Essa do auto-engano já era. Você está fadado a se dispensar da empresa por si só. O que vale hoje é o resultado constante. O que foi feito ontem já passou e o que vai ser feito amanhã ainda não chegou. O que vale é o aqui e agora.
Mude seus conceitos e saia desse lugar de conforto do auto-engano.
Pense nisso. Sucesso!