segunda-feira, 28 de abril de 2008

Ajude Seu Fornecedor a Ajudar Você

Foi feito uma pesquisa de antropologia empresarial com empresas fornecedoras de produtos e serviços e fiquei impressionado com o resultado. Na média, todos os fornecedores sentem-se muito mal tratados pelos seus clientes. A visão, segundo eles, é que o cliente acredita que o fornecedor só tem obrigações e os clientes direitos. Na verdade o cliente acredita que o fornecedor lhe deve obrigações pelo simples fato de estar comprando seus serviços e/ ou produtos.
Foi constatado que a maioria dos relacionamentos é do tipo perde-perde. Perdem os clientes e perdem os fornecedores. Os clientes perdem porque têm a necessária abertura para um diálogo produtivo. Perdem os fornecedores porque sentem-se inseguros e ansiosos sem entender o que, de fato, seus clientes mais necessitam, qual o seu real foco e os parâmetros de sucesso pelos quais são avaliados.
Fornecedores são deixados horas e horas em salas de espera sem serem atendidos. Os pagamentos são sempre com longo prazo e assim mesmo feitos com atrasos justificáveis apenas pela má vontade dos departamentos financeiros. Os pessoal da logística dos fornecedores reclama que os clientes fazem tudo para complicar em vez de simplificar. O mesmo foi dito pelo pessoal da assistência técnica. Isso sem contar a profunda irritação dos fornecedores quando são chamados a “pagar a conta” de convenções, confraternizações, festas, promoções, e até publicidade dos clientes, como se isso fosse uma obrigação. Esses “pedidos” são sempre sob a ameaça de perder o cliente.
A maioria dos fornecedores pesquisados disse que na primeira oportunidade se livrará de alguns de seus atuais clientes e os motivos são sempre os mesmos: arrogância, desatenção, má vontade, abusos nas solicitações fora dos contratos, solicitação direta e indireta de propinas e benefícios pouco éticos por parte dos compradores, etc. Nesta semana, pense nas relações com seus fornecedores. Lembre-se que com a economia em expansão, seus atuais fornecedores poderão ter opções mais atraentes do que atender à sua empresa ou a sua loja. E aí você se arrependerá por não ter tido um bom relacionamento com eles. Sei que você dirá que há fornecedores que não cumprem prazos, especificações e sabem que você depende deles e prestam um péssimo serviço. Isso também é verdade e é apenas mais uma prova de que temos que evoluir para uma relação ganha-ganha entre clientes e fornecedores. Pense nisso. Sucesso.