segunda-feira, 21 de março de 2011

Cresce índice de cheques sem fundos no Estado

O volume de cheques devolvidos em fevereiro subiu de 1,98% em janeiro para 2,08% em fevereiro em Goiás, conforme o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. No País, também foi registrado aumento de 1,70% em janeiro para 1,83% no mês passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os cheques sem fundos voltaram a subir em fevereiro "por conta do maior comprometimento de renda do consumidor com dívidas". Na avaliação da empresa, neste período, as compras parceladas no Natal, os gastos nas férias e as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) pressionam o orçamento familiar e abrem espaço para os cheques sem fundos.
Além disso, a Serasa analisa que a política monetária voltada para o controle da inflação, via elevação dos juros, tem impactado as finanças daqueles consumidores mais endividados, que se financiam com dívidas mais caras, a exemplo do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, deixando menos recursos disponíveis para o pagamento de outros compromissos.
Com essa perspectiva, é provável que os cheques sem fundos aumentem nos meses de março e maio, quando historicamente ocorrem picos sazonais.
▩

0 Comentar: