quarta-feira, 31 de março de 2010

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
O dia começa muitíssimo bem, mas nem assim convém dar tudo como certo. Os ares são de mudança. Analise bem o terreno em que você pisa. Para que seus empreendimentos tenham o êxito que merecem, você deverá fazer tudo com muita calma e colocar toda a sua energia.
TOURO (21/4 a 20/5)
Você começa a viver um período de maior valorização pessoal. Aproveite para impor seus limites se você souber pedir, terá tudo que quer. Seu foco estará nas finanças. Dê o devido valor ao dinheiro, evite gastar em coisas que não precisa de verdade. Cor: branca. Número: 2.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Os astros estão trazendo novas esperanças para os geminianos, iluminando o seu caminho e mostrando as belezas contidas nele. Nem tudo são pedras. Essa vibração poderá chegar até você através de amigos, que lhe dirão palavras sinceras e estimulantes. Número: 5.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
Período de sucesso. Mesmo assim, não relaxe demais: a autoindulgência e a negligência costumam atacar quando as coisas estão dando certo e podem levar embora tudo o que você conquistou de uma hora para outra. Mantenha-se fiel aos seus planos. Número: 8.
LEÃO (22/7 a 22/8)
Prepare seu coração para forte paixão. Muitas alegrias poderão acontecer. O setor profissional recebe poderosas vibrações de estrelas. A capacidade de manobrar as coisas a seu favor estará em destaque. Aproveite o momento para tomar decisões importantes.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Com a autoestima lá em cima, você se expressa de forma mais livre. O setor financeiro vai exigir atenção. Dedique-se e saiba como e quando investir sem riscos. Chance de melhorar os rendimentos! O dia começa produtivo e cheio de possibilidades. Número: 12.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Boa fase em sua área profissional, como um reflexo da lua. Será um bom dia para alavancar projetos. Ótimo período para uma vida social intensa. Momento agradável para os nativos deste signo, que estarão muito simpáticos, causando admiração nas pessoas. Número: 15.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Vida social muito movimentada. Possibilidade de estabelecer contato com novas e interessantes pessoas e aumentar e seu círculo social. Deve, porém, estar alerta para separar o joio do trigo. Faça a seleção, seguindo seus princípios básicos. Cor: bordeaux. Número: 17.
SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
O dia poderá ser bastante tranquilo se você não tiver grandes ambições, pois nada de importante acontecerá com você nesta fase. Aproveite para observar os acontecimentos ao seu redor e vá aprendendo com a experiência dos outros. Procure se divertir também. Número: 20.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
É hora de buscar a união para fazer a força. Junte-se a pessoas afins em seu propósito e terá mais sucesso. Fica claro que os pensamentos devem acompanhar as atitudes. Devemos ser mais verdadeiros e ter pensamentos racionais. Cor: rosa. Número: 23.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Fase positiva para os nativos deste signo, principalmente no que diz respeito à vida profissional. Seu trabalho será devidamente reconhecido e você pode ficar “famoso”. Aproveite, de todas as formas, e comemore o seu sucesso. Não é hora para timidez. Número: 27.
PEIXES (20/2 a 20/3)
O período mostra uma forte mudança de comportamento. As posturas individualistas começam a dar lugar a um maior envolvimento entre as pessoas. Surge uma forte necessidade de ser útil. Podem indicar que você está no caminho certo, quando forem a seu favor.

terça-feira, 30 de março de 2010

Confira linha do tempo da comida

Da caça ao fast-food, muito mudou na maneira como nos alimentamos. Galileu preparou um histórico das principais alterações no modo como nos relacionamos com os alimentos desde a pré-história. Confira:
m fotos* NeolíticoPrimeira grande mudança na alimentação. Passagem do homem caçador para o agricultor. * 5400 AC - Pérsia (Irã) Surge o vinho. A prova: vestígios de ácido tartárico encontrado em vasos da época. Os persas conheciam também o sorvete, por exemplo. * 4000 AC Os chineses já cultivavam laranjas.
* Até 2 DC - Império Romano As pessoas comiam deitadas em camas dispostas num ambiente chamado Triclinium. A base do tempero era o garum, um fermentado de vísceras de peixe que valia mais que o ouro. Ainda hoje se come garum, mas apenas no Vietnã. O primeiro livro de cozinha, Apicius, é com receitas dessa época.
* Alta Idade Média (século 5 a 11) Feudalismo, era de força, guerras. Comia-se muita carne e o bacana era ser gordo.
* Século 8 Os muçulmanos trazem do Oriente para a Europa as laranjas, gado, café, arroz e a cana-de-açúcar, que estimularia grandes expedições pelo mundo.
* Século 10 O Império Bizantino inventa a toalha de mesa, os talheres e a mesa para as refeições. Antes disso, a maioria das refeições era feita deitada (Imp. Romano) ou sentada no chão (muçulmanos).
* Século 13 - Europa (sobretudo península Ibérica) Durante a Inquisição, uma das maneiras mais simples de se identificar famílias judias (ou cristãos novos) era verificar o que comiam, já que as diferenças étnicas são poucas. Porco, animais que não tenham casco bipartido e crustáceos fazem parte da lista de tabus alimentares dos judeus, assim como o pão feito com levedura. Nesse período, o pão ázimo praticamente desaparece da Europa. Além disso, todas as diásporas foram importantes para espalhar pelo mundo produtos judaicos: o cordeiro como carne básica, a amêndoa como base para doces, o azeite de oliva. A cozinha judaica sempre foi uma culinária de fusão entre a mediterrânea, árabe e ibérica.
* Século 15 Chegada dos produtos americanos na Europa e dos europeus na América. Introdução de cana-de- açúcar, café, laranja e gado (trazidos do oriente para Europa pelos muçulmanos). Da América para a Europa foram feijões, batatas, tomate, pimentão, cacau. Curiosidade: batata era comida de porco, só passou a ser consumida por gente no século 18. Muito de sua implantação se deve a Parmentier, o francês que até hoje batiza um conhecido prato feito com... batata.
* Séculos 15, 16 – Itália Cozinha italiana fica forte, junto com o Renascimento. Banquetes fartíssimos, comida barroca, vários temperos misturados. Curiosidade: uma coisa que eles faziam bastante era rechear um porco com um pavão, que por sua vez estava recheado por um frango, que por sua vez vinha com uma perdiz dentro. Uma matrioska da gula.
* Século 17 – França Hegemonia da cozinha francesa (dura até hoje). Não só a comida, como a “art de table” francesa, os modos. Começou com Luís XIV. Depuração do gosto.
* Século 19 Invenção do Hambúrguer nos Estados Unidos – 1885 Invenção da Coca-Cola - 1886
* Anos 1910 – França Surge o primeiro guia de restaurantes/viagens, o Michelin (o senhor fabricava pneus, portanto tinha que fazer com que as pessoas gastassem seus pneus, assim resolveu lançar um guia de viagens). É o mesmo Michelin que até hoje manda na gastronomia mundial.
* Anos 50 A moda das lanchonetes americanas, fast food
* Décadas de 70/80 - França Nouvelle Cuisine Porções mínimas, pouco cozimento, poucos molhos, o alimento com o sabor natural dele. Pratos bonitos e elaborados. Coincide com a época do culto ao corpo. Condimentos praticamente reduzidos ao sal Globalização do gosto – temperos vindos do mundo inteiro se misturando.
* Anos 90 - Catalunha Revolução catalã, comandada por Ferran Adrià. A cozinha como laboratório. Cozinha molecular (tecno emocional).

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
O céu está impulsionando-o a buscar lazer e diversão para compensar recentes frustrações. Aproxime-se dos amigos. Este será um período de grandes mudanças; o que será excelente para você. Irá ampliar muito a sua curiosidade e a sua agilidade mental. Número: 3.
TOURO (21/4 a 20/5)
Esta fase promete novidades na sua vida afetiva. A Lua o coloca em contato com a verdadeira natureza dos seus desejos. Mais do que isso, ajuda a transformar em palavras as constantes e profundas alterações que agitam o seu mundo interno. É tempo de amar intensamente.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Os amigos mais ligados em você poderão lhe ser muito úteis para atingir novos cargos. Fique alerta para quando as boas oportunidades surgirem. Muitas alegrias e fortes emoções, a pessoa amada te surpreenderá. Bom no campo espiritual e afetivo. Cor: verde-esmeralda. Número: 6.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
Dedique-se às suas tarefas com mais atenção e seriedade. Você influenciará as pessoas ao seu redor e conseguirá tudo o que deseja. Perspectivas favoráveis em negócios e no trabalho. Bom momento no campo profissional e financeiro. Cor: amarelo-canário. Número: 8.
LEÃO (22/7 a 22/8)
Nesta fase, poderá ter lucros e fazer boas negociações. Júpiter inspira você a fazer o que estiver ao seu alcance no sentido de promover o próprio bem-estar. Seria ótimo dar mais atenção à aparência. Os cuidados pessoais farão com que se sinta bem atraente. Número: 11.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Uma proposta de emprego poderá ser interessante. Estímulo no trabalho e na vida afetiva. É hora de se atualizar. Não se pode amar ou trabalhar em banho-maria, pois com o passar do tempo prolifera a estagnação. Bom no campo familiar. Saúde boa. Cor: laranja. Número: 14.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Você estará atraente e conquistador. Imponha-se no trabalho e não deixe que os outros decidam por você. Melhoras acontecerão. É bom se preocupar com suas necessidades. Dê um tempo a fim de ouvir o coração e siga a intuição. Bom no campo amoroso. Cor: havana. Número: 19.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
No que se refere a trabalho, você pode ficar tranquilo, a fase é muito boa. O momento é de segurança e estabilidade. Fique atento e não deixe passar as boas oportunidades. Adote pensamentos positivos. Negócios de qualquer tipo estão favorecidos. Número: 22.
SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Faça planos para o futuro. Bom período para o plano sentimental. Você vai ter uma surpresa muito boa no trabalho. Oportunidades de fechar um negócio rendoso. Use e abuse da diplomacia. Saúde favorecida. Sintonia com quem ama. Cor: amarelo-ouro. Número: 26.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Boas coisas podem surgir. Tenha cuidado, porém, com falsos amigos ou pessoas oportunistas. Você consegue dar valor ao que já possui. O pensamento tende para o otimismo e a confiança. Aproveite e curta suas conquistas. Medite sempre que possível e felicidades! Número: 28.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Ótimo período para resultados sólidos. Persistência e determinação trarão resultados concretos. O momento está propício para os negócios se você tem que vender ou comprar algum imóvel, aproveite o dia para fazê-lo, o resultado terá um saldo muito positivo.
PEIXES (20/2 a 20/3)
Você está mais determinado e cheio de coragem, acreditando em seu potencial e pode ter excelentes resultados em sua vida profissional. Favorável para a vida social; você vai se sentir amparado pela lealdade e o amor dos seus amigos e no trabalho. Cor: verde-esmeralda. Número: 31.

Fusão cria 2ª maior rede de varejo

Ricardo Eletro e Insinuante formam uma rede com 528 lojas em 16 Estados e no Distrito Federal, com 15 mil funcionários e faturamento anual de R$ 5 bilhões
Agência O Globo

São Paulo - A mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante anunciaram ontem a fusão de suas operações, dando origem à segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos e móveis do País. São 528 lojas em 16 estados e no Distrito Federal, 15 mil funcionários e faturamento anual combinado de cerca de R$ 5 bilhões.

A meta já anunciada é dobrar de tamanho em até quatro anos através de novas associações e compras. Forte em Minas e na Região Nordeste, mas ainda com reduzida penetração nos mercados do Rio e de São Paulo, as duas empresas viram na associação o único caminho para tentar reagir à gigante formada por Pão de Açúcar e Casas Bahia.

“Acho que temos condição de fazer o mesmo que eles (Pão de Açúcar e Casas Bahia) estão fazendo, mas do nosso tamanho — disse Ricardo Nunes, presidente da da Ricardo Eletro e da nova Máquina de Vendas, holding que vai abrigar as operações das duas companhias.

Pressionadas pela concorrência, as empresas anunciaram planos de chegar a mil lojas e a receita de R$ 10 bilhões em 2014, e abocanhar uma fatia de até 15% do mercado. Ainda assim, seriam números distantes do líder Pão de Açúcar, que hoje já conta com 1.015 pontos de venda (considerando Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro) e faturamento em 2008 de R$ 18,2 bilhões.

Para atingir o objetivo, o alvo será principalmente a compra ou associação com outros grupos regionais. Segundo o presidente da Insinuante, Luiz Carlos Batista, o mercado caminha para um processo irreversível de consolidação, em que as pequenas redes regionais terão cada vez menos poder de barganha junto a fornecedores. “Esses empresários vão ficar mais confortáveis com a gente.”

Procurado, o Pão de Açúcar não comentou a operação. Já o Magazine Luiza, que caiu para o terceiro lugar no ranking com faturamento de R$ 3,8 bilhões, divulgou nota para dizer que “assim como aconteceu no setor de supermercados, as uniões e fusões no segmento de eletro são esperadas”.

De capital fechado, as empresas não divulgaram dados sobre geração de receita ou endividamento e rebateram informações de mercado de que a Ricardo Eletro teria maior volume de dívidas. (Agência Globo)

sábado, 27 de março de 2010

HORÓSCOPO


ÁRIES (21/3 a 20/4)
Seja bem flexível. Tudo caminha com sucesso. Vida financeira melhorando, principalmente se você lida com comércio de alimentos ou segurança. Procure se movimentar no seu campo de trabalho. Se informar das novidades, estabelecer contato com quem está progredindo, etc.
TOURO (21/4 a 20/5)
Momento favorável para transações financeiras em geral e para comércio. Excelente para quem lida com o público. Aproveite as novidades e invista nas coisas que você conhece. No plano familiar, momento de paz e tranquilidade. Número: 3.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Não deixe as dúvidas e inseguranças rondarem sua alma. Os projetos de trabalho estão entrando em uma fase excelente, muito melhor até do que você espera. Evite apenas fazer muitos comentários a esse respeito. Plano financeiro estável. No plano familiar surpresas e alegrias. Número: 6.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
A fase é de renovação e idealismo na sua vida afetiva. Disposição fraterna e afetuosa. No plano sentimental, dedique um pouco mais de suas ideias e seus esforços, para poder mais tarde obter o resultado que você está querendo. Saúde passando de regular a boa. Novidades no trabalho. Bom momento no campo sentimental. Cor: vermelho-sangue.
LEÃO (22/7 a 22/8)
A Lua acentua a sua disposição para ousar e até se aventurar no campo profissional. Aproveite! Bom período para investimentos, a curto prazo e para atividades paralelas profissionais. No amor, alguém que você pensava nunca mais voltar, pode retornar e dessa vez para sempre! Número: 13.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Você está com muito pique para o trabalho. É importante não ficar inflexível em relação aos assuntos diários. Saiba disciplinar seus horários. Se você se organizar bem, encontrará tempo para fazer as obrigações e namorar. Sorte no amor. Cor: amarelo-canário. Número: 15.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Dar conta apenas do que é urgente basta. Nem adiantaria querer o contrário, pois muito do que não acontece, nada tem a ver com você. No setor de amizades, indica um bom momento para desfrutar da presença de seus amigos. Projeção social. Cor: laranja-escuro. Número: 18.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Dia excelente para você. Sua mente está fresca e brilhante e poderá contornar os obstáculos que por ventura surgir no seu caminho, com muito brilhantismo. No amor, repare mais as pessoas que estão a sua volta, de chance de alguém se aproximar de você. Número: 21.
SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Você hoje inicia uma fase muito agradável, de realizações de projetos e aspirações materiais. O momento está favorável para as viagens, a passeios e também ao estudo. No amor ouça o conselho de pessoas mais experientes antes de tomar alguma decisão.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Tudo favorece grandes ações e decisões ainda mais importantes. Seu charme vai fluir naturalmente e você vai conquistar o que desejar. Maiores perspectivas de sucesso social e profissional. Você está se sentindo mais livre para expor seu pensamento e está mais seguro para tomar decisões. Cor: azul-turquesa. Número: 27.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Uma associação com outra pessoa poderá ser de grande importância para você, principalmente se o assunto for referente a dinheiro. Mas não se descuide de sua vida espiritual, pois você está recebendo muita luz nessa fase. Mantenha-se atento a tudo. Boas vibrações.
PEIXES (20/2 a 20/3)
Segundo a Lua no campo das relações, a fase é produtiva. Aproveite para se aprofundar nos pontos positivos e nos negativos. Exercite seu senso crítico. A fase está muito favorável para obter grandes lucros. Esteja atento as oportunidades. Saiba empregar seu dinheiro. Cor: verde-escuro. Número: 30.

Móveis terão redução permanente de IPI

Decisão do ministério da fazenda iguala a taxação sobre todos os itens da categoria em 5% a partir do próximo mês

Brasília - A poucos dias do fim da isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e placas de madeira, o governo anunciou simplificação da incidência do tributo sobre essas mercadorias. Em vez de voltar às alíquotas anteriores - que variavam de 5% a 10% -, a decisão iguala a taxação sobre todos os itens da categoria em 5% a partir de abril.

A desoneração do setor moveleiro foi uma das últimas medidas anticíclicas tomadas pela equipe econômica para amenizar os efeitos da crise financeira internacional. Em vigor desde dezembro do ano passado, a medida vai vigorar até o próximo dia 31, quando o decreto com a uniformização das alíquotas deverá ser publicado.

Entre os itens beneficiados pela recomposição parcial - porém definitiva - do IPI, estão móveis estofados e placas laminadas de madeira, que antes do período de isenção eram taxados em 10%. A Receita calcula que a nova medida resultará em renúncia fiscal de R$ 34,88 milhões por mês. De dezembro a março, com o corte total de IPI para o setor, o governo deixou de arrecadar R$ 217 milhões.

FaturamentoSegundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimovel), José Luiz Diaz Fernandez, o fim da isenção já era esperado. “Graças a esses quatro meses (de vigência da medida), o setor mudou de humor e já está bem mais motivado. Tanto que a nossa previsão é de alta de 5% no faturamento em 2010.’’

De acordo com dados da entidade, as vendas entre dezembro e fevereiro foram 14% superiores às registradas no período anterior equivalente. Além disso, a capacidade ociosa verificada nas fábricas caiu à metade, de 30% para 15%.

Apesar das férias coletivas concedidas no fim do ano por boa parte das 17 mil empresas do setor, a medida teria evitado novas dispensas, afirma a Abimovel. “Estávamos vislumbrando demissões, mas tivemos até mesmo contratações’’, disse Fernandez.

A simplificação das alíquotas era um pleito antigo de fabricantes e varejistas, mas o retorno da cobrança - ainda que em um patamar menor - pode fazer com que os preços finais das mercadorias acabem ficando maiores. Isso deve acontecer porque a madeira, principal matéria-prima do setor, ficou mais cara em janeiro, o que até agora era compensado pela isenção de IPI. O fim de março também marcará o encerramento da desoneração de automóveis. (FP)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Homens dão mais calote que as mulheres

Na compra com cheque, os homens voltaram a representar no início deste ano maioria entre os consumidores inadimplentes

Os homens superaram as mulheres entre os mais inadimplentes do País nos dois primeiros meses do ano. Com crescimento de 9,5% na comparação com janeiro e fevereiro do ano passado, os homens somaram 50,34% do total de entrevistados, de acordo com dados da TeleCheque.

A faixa etária que ficou mais inadimplente no bimestre foi entre 31 e 40 anos, que geralmente não está inserida nas vagas temporárias geradas no final do ano. De acordo com a pesquisa, classes mais baixas devem voltar a assumir o posto dos mais inadimplentes. Com a crise mundial, as classes mais altas foram afetadas e tomaram essa posição.

Segundo dados do vice-presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto, as classes C e D enfrentam maior dificudade em conseguir crédito no país, ao contrário da A e B que, naturalmente, conquistam vantagens em diversas instituições financeiras.

“Apesar disso, vemos que o mercado está disposto a investir o que for necessário para ampliar os negócios e não vão economizar em campanhas publicitárias e condições de prazos e descontos diferenciados para fidelizar os consumidores de suas lojas”, disse Praxedes, em nota.

Para completar o perfil, os mais inadimplentes foram os casados (47,42%), com idade entre 31 e 40 anos (33,48%), com 2º grau completo (46,97%), empregados (35,28%), com a faixa de rendimento entre R$ 2.075 a R$ 2.490 (20,22%). O principal motivo da inadimplência foi o descontrole financeiro (47,19%).

A pesquisa foi realizada com 455 pessoas inadimplentes, usuárias de cheques no Brasil, mas que não são, necessariamente, inadimplentes nessa forma de pagamento.

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
Dia bem positivo em sua vida social, sobretudo pela presença de Vênus nessa área. Não se intimide em buscar prazeres e momentos de pura diversão. Dê ouvidos ao seu coração e não tenha medo de ser feliz. Meditar contribui para descobrir seus próprios segredos. Número: 1.
TOURO (21/4 a 20/5)
Você recebe vibrações dos astros, atuando principalmente sobre a sua capacidade de trocar e expressar amor. A sua necessidade de controlar o outro se equilibra e você pode relaxar um pouco o coração. No plano sentimental o momento é de reconciliação. Cor: rosa. Número: 3.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Bom momento para as finanças ou documentos. Você hoje encontrará algumas pessoas muito bem humoradas e com maior boa vontade para lhe ajudar no que precisar. Você pode se deixar contaminar por essa alegria e por esse bem- estar sem preocupações. Saúde boa.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
Fase favorável para os negócios, possibilidades de obter bons lucros. No plano sentimental não adianta você ficar esperando que o outro seja como você gostaria; ele espera o mesmo de você. Use a franqueza e a sinceridade, porém sem o intuito de ferir. Cor: bege. Número: 6.
LEÃO (22/7 a 22/8)
Desde que você não perca a realidade de vista, não há com o que se preocupar. Condições para crescer no trabalho existem. Não adie planos nem espere nada dos outros. Vida amorosa movimentada, muitas novidades poderão ocorrer. Cor: vermelho-claro. Número: 11.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Pode contar com um empurrãozinho da sorte para desatar alguns nós que atrapalhavam seus projetos. Os caminhos estão livres para você ousar mais. Procure tornar as coisas mais fáceis no amor, criando uma atmosfera cheia de harmonia. Cor: amarelo-canário. Número: 15.
LIBRA (23/9 a 22/10)
A energia de Vênus lhe confere determinação para lidar com seus projetos mais importantes. Dia em alta também nas relações pessoais. Você hoje poderá elevar-se no plano social, quer pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Você está com ideias ótimas, pensamentos muito claros e otimistas. A fase está boa para os negócios, muita habilidade para tratar de qualquer tipo de assunto que envolva dinheiro. No plano sentimental não deixe que o ciúme venha perturbar o bom andamento das coisas.
SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
O momento é de muita paz e tranquilidade no relacionamento com a pessoa amada, você poderá trocar ideias e compartilhar alguns sonhos com ela. Aproveite para esclarecer alguns pontos, que ainda possam estar meio obscuros. À noite vista-se bem. Número: 19.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Para quem está só, não deixe escapar a chance de incluir alguém em sua vida. Uma conquista amorosa tem tudo para se concretizar agora. No campo financeiro as coisas estão melhorando cada vez mais. Boas oportunidades neste período. Vida social muito ativa. Número: 22.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
O período estará muito movimentado, fazendo com que você descubra a cada momento mil novas sobre você e sobre as coisas do mundo. A vida social está intensa e você deve aproveitar as novas e importantes amizades, que com certeza fará, para a sua vida profissional.
PEIXES (20/2 a 20/3)
Você não precisa fazer grandes esforços durante este período para que os outros notem suas qualidades, portanto, relaxe. Invente coisas novas para fazer, dê vazão a toda a sua criatividade e aproveite, você deve curtir bastante este período de energias positivas. Número: 27.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cheesecake Romeu e Julieta


Cheesecake Romeu e Julieta à Boccacciopara
o cheesecake
- 1kg de cream cheese
- 350g de açúcar
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 4 ovos
- 1 xícara creme de leite fresco
- 150g de gorgonzola
- biscoito e manteiga para a crosta para a calda
- 600g de goiabada
- 1 xícara de água
- 1 xícara de açúcar
- 1 cálice de vinho do porto
preparo do cheesecake
Unte com manteiga uma forma de fundo removível grande, e cubra o fundo e as bordas com migalhas de biscoito (bata o biscoito no liquidificador para conseguir as migalhas).
Acenda o forno em temperatura média-baixa e deixe aquecendo.
Na tigela da batedeira, coloque o cream cheese e o açúcar. Bata em velocidade média até obter um creme leve e fofo.
Acrescente o extrato de baunilha e adicione os ovos, um de cada vez, batendo cada um por 2 minutos antes de acrescentar o próximo.
Junte o creme de leite e deixe combinar bem.
Desligue a batedeira e misture à massa metade do gorgonzola grosseiramente picado.
Coloque o creme na forma preparada e distribua o restante do gorgonzola por cima de tudo.
Asse no forno preaquecido por cerca de 70 minutos, ou até firmar no centro.
Retire o cheesecake do forno e coloque em uma grade de bolo para esfriar.
Leve à geladeira, e deixe descansar por cerca de 6 horas antes de servir.
Sirva com a calda de goiabada. preparo da calda Em uma panelinha, aqueça todos os ingredientes em fogo baixo, até a goiabada derreter completamente.

Goiás tem o menor índice de devolução de cheques em 9 anos

A quantidade de cheques sem fundo em Goiás durante o mês de fevereiro foi a menor dos últimos nove anos. Dos 3.201.841 cheques compensados no período, 71.034 foram devolvidos, o que representa 2,22% do total, conforme o indicador Serasa Experian (a média nacional é de 1,85%).

A última vez que o número de devoluções esteve abaixo do verificado no mês passado foi em fevereiro de 2001, quando 65.303 foram recusados. O índice também é menor que o de janeiro, que teve 2,27% de inadimplência.Goiás é o décimo Estado do País com menos cheques devolvidos.
A boa notícia para os comerciantes é mais uma vez justificada pelo crescimento da economia nacional desde o início do semestre passado, que refletiu no aumento da geração de emprego e de renda. “Os dados de cheques devolvidos são um termômetro para o comércio, sobre a situação do mercado consumidor”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas), Eurípedes Ferreira dos Santos.Por outro lado, é preciso considerar, na análise dos dados, que a quantidade de cheques emitidos também vem sendo reduzida ao longo dos anos, com a ampliação do uso dos cartões de crédito e débito, pagamentos on-line e débito em conta.
Por isso, a diminuição de cheques sem fundos é proporcional, ressalta o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), José Evaristo dos Santos.Outra explicação é que os lojistas passaram a ser mais seletivos no recebimento dos cheques. Segundo José Evaristo, eles consultam com mais frequência os mecanismos de análise de crédito (Serasa, SPC, Telecheque) e têm priorizado os pagamentos por meio de cartões de crédito.
A expectativa é de que o porcentual de cheques sem fundo continue a diminuir, visto que é no primeiro trimestre do ano que a inadimplência é maior.Para o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, essa inadimplência é reflexo do mau controle que as pessoas têm de suas finanças pessoais e também da má qualidade da concessão de crédito por alguns comerciantes, principalmente os de menor porte. Ele destaca que é necessário que se adote mecanismos mais eficientes para gerenciar os riscos numa negociação com cheques.
”Normalmente, o lojista só se preocupa em olhar se o nome da pessoa está no Serasa. Mas não se empenha em pedir uma identificação mais detalhada. A venda com cheque deve ser encarada como uma venda à prazo, que precisa de cadastro e confirmações de dados como endereço e renda”, enfatiza.Esse é um cuidado que o empresário Gilberto Soares da Silva aprendeu após anos de prejuízos. Ele é sócio do supermercado Ponto Final, na Vila Redenção, e há cerca de cinco anos implantou um sistema que reduziu a quase zero a devolução de cheques.
Item ID: 11811 Folder: noticias Ultima:

quinta-feira, 18 de março de 2010

Até 2015, Mitsubishi investirá R$ 800 milhões em Catalão


Sônia Ferreira
A montadora Mitsubishi Motors do Brasil vai investir R$ 800 milhões, nos próximos cinco anos, na sua unidade de Catalão, no Sudeste Goiano. A meta é dobrar sua capacidade de produção, de 50 mil para 100 mil unidades anuais, de acordo com o presidente do conselho da empresa, Eduardo de Souza Ramos.Com os investimentos serão criados mais duas plataformas para as montagens do utilitário Pajero Dakar e do carro de passeio Lancer.
Também não está descartada a produção de outros modelos, entre eles, os carros elétricos.
O atual número de empregos (3,2 mil) também vai aumentar, passando para 4 mil, dos quais 80% são trabalhadores contratados na própria região.
Para garantir a produção dos novos modelos de veículos, e uma outra linha de pinturas, a fábrica da Mitsubishi de Catalão vai passar por uma nova ampliação, aumentando mais 32 mil metros quadrados de área construída.A expectativa da empresa é começar a produzir o utilitário esportivo Pajero Dakar já no primeiro semestre de 2011.
O modelo vendido no Brasil, desde o ano passado, é importado da Tailândia.A versão nacional do Pajero Dakar será comercializada pelo mesmo preço do modelo importado, que passou por um ajuste nos últimos 60 dias antecipando sua incorporação à produção brasileira de forma a garantir a plena satisfação dos consumidores.Já o sedã médio Lancer, que vem para brigar com Honda Civic e Toyota Corolla, não tem data prevista para o início da produção no Brasil.
Ele sequer é comercializado no País, atualmente.No ano passado, no auge da crise financeira mundial, em fevereiro, a Mitsubishi japonesa chegou a anunciar que ia transferir para Catalão a produção de mais três modelos de veículos, entre eles o esportivo Pajero Full, sendo alguns deles com potencial de exportação para a América Latina e Caribe.Além disso, prometeu que iria instalar em Goiás sua primeira fábrica de motores fora do Japão. A decisão da diretoria da empresa tem como objetivo reduzir os custos operacionais e aproveitar os acordos comerciais do Brasil com os países do Mercosul e México.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Para uma alimentação saudável tenha sempre a soja no cardápio

A soja é um grão, pertencente à família das leguminosas, assim como o feijão, a lentilha e o grão de bico. Cultivada há séculos por povos asiáticos, no Brasil, mesmo sendo o segundo produtor mundial, só passou a fazer parte de nossa alimentação nas últimas décadas. Suas características nutricionais fazem da soja um alimento rico e pode ser incluído na alimentação daqueles que desejam melhorar sua dieta, explica Alessandra Coelho, nutricionista.

De acordo com a especialista, a soja fornece proteína de alta qualidade, um elemento essencial que desempenha funções como construção e manutenção de tecidos em nosso organismo. Possui em sua composição gorduras boas como o ômega-3 que desempenha função antioxidante.

Por apresentar carboidratos, fibras e oligossacarídeos, componentes considerados prebióticos, exercem capacidade de melhorar a função intestinal. Dentre as vitaminas e minerais que aparecem em maior proporção destacam-se o potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Considerada um alimento funcional, a soja é capaz de exercer benefícios à saúde e está associada à prevenção de diversas doenças.

Atuação da soja na prevenção de doenças
Alessandra aponta algumas das doenças que podem ser evitadas ou amenizadas pelo consumo da soja:

• Pressão arterial
Sabe-se que múltiplos fatores estão correlacionados com níveis aumentados da pressão arterial. Diversas pesquisas científicas mostram que a isoflavona, substância presente na soja, promove redução da lesão da hipertensão arterial e aterosclerose (presença de placa de gordura nas artérias).

• Climatério / Menopausa
Durante este período da vida da mulher ocorre, dentre outras mudanças, diminuição de um hormônio denominado estrogênio no organismo. As isoflavonas são substâncias consideradas hormônio natural, que apresentam estrutura semelhante ao estrogênio. Elas agem ligando-se a receptores deste hormônio e exercendo a mesma função, diminuindo, desta forma os sintomas da menopausa. Além disso, seu consumo pode diminuir em até 40% das ondas de calor.

• Osteoporose
Com o envelhecimento, naturalmente perdemos massa óssea, causa que pode desencadear em grau acentuado um processo denominado osteoporose. Principalmente na menopausa, esse processo se torna mais intenso devido a ação hormonal. O consumo de soja pode auxiliar na manutenção da integridade dos ossos.

• Colesterol
Elevados índices de colesterol sanguíneo estão associados a presença de doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio e o derrame cerebral. A presença das isoflavonas na alimentação habitual auxilia na diminuição dos níveis de LDL-colesterol, conhecido como colesterol ruim.

• Diabetes Mellitus
A fibra solúvel, presente na soja, exerce papel na regulação dos níveis de glicose no sangue. Sabe-se, que na presença da água a fibra solúvel forma um gel, promovendo diminuição na velocidade de absorção dos nutrientes.

• Câncer
Diversos estudos evidenciam que o consumo de soja pode diminuir os riscos de câncer de próstata, mama e intestino, devido à ação da genisteína e da daidizeína, isoflavonas que inibem enzimas responsáveis pelo processo da carcinogênese.

Alimentos à base de soja
Hoje em dia, existe uma grande variedade de alimentos à base de soja no mercado. Veja algumas opções de utilização da soja em sua alimentação:

• Farinha de soja: feita a partir do grão torrado e transformado em pó. Não contém glúten e deve ser utilizada em combinação com outras farinhas;

• Grão de soja: Apresenta cor amarelada, podendo ser marrom e preto. Pode substituir o feijão e ser utilizados em saladas, no preparo de leite e farinha de soja;

• Extrato de Soja (Leite de Soja): opção como substituto do leite de vaca, principalmente para pessoas que apresentam intolerância à lactose. No mercado existem produtos a base de soja, enriquecidos com cálcio;

• Oleo de soja: É o óleo natural extraído do grão de soja. É livre de colesterol e pleno de gordura poliinsaturada;

• Proteína isolada de soja: Contém no mínimo 90% de proteína, em geral, utilizada em alimentos assados para melhorar seu valor nutritivo. Normalmente encontrada na forma de pó;

• Proteína texturizada de soja (PTS): Também conhecida como proteína vegetal texturizada (PVT), contém 70% de proteína. Pode sem encontrada em pedaços, granular ou enlatada. Quando hidratada tem semelhança com a carne em textura e aparência. Ao ser preparada absorve água, podendo triplicar o seu volume. A PTS granular pode substituir preparações com carne e ser utilizada em pratos doces;

• Queijo de soja (Tofu): rico em proteínas, vitaminas do complexo B e apresenta baixa quantidade de sódio. É feito a partir do leite de soja coagulado e prensado;

• Shoyu: Está incluído na categoria dos molhos, é produzido pela fermentação dos grãos de soja em mistura com cereais;

• Missô: É uma massa pastosa, obtida pela fermentação da soja e cereais, adicionada de sal. Pode ser utilizado em sopas e como tempero.

VENDA MAIS DE MARÇO DE 2010

Click no link abaixo e acesse a melhor revista de vendas do Brasil que é a VendaMais

senha: furacao

hORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
Ao iniciar esta fase, o que você deve fazer é: analisar os benefícios que tem recebido e não focar sua atenção só naquilo que ainda falta realizar. Poderá surgir uma boa oportunidade no setor financeiro. O período é bom, obterá lucros em transações comerciais. Número: 1.

TOURO (21/4 a 20/5)
Os dias serão favoráveis para tornar aquele seu sonho afetivo em realidade, desde que vá com calma e responsabilidade. Sua natureza sensível e empática pode fazê-lo captar as energias do ambiente. Procure estar em lugares elevados e com pessoas de bom astral.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Você está se sentindo mais ativo e esperto. É possível que consiga realizar alguma coisa que deseja há muito tempo, concretizar algum sonho. No trabalho poderão ocorrer algumas modificações, você deve aceitar e só acompanhar a maré. Afaste-se da timidez.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
O período está lhe trazendo uma disposição mais harmoniosa e calma, um instante de reconhecimento. Você terá prazer em estar próximo das coisas que são e das pessoas mais íntimas. Hoje não é um dia muito adequado para badalação. Curta prazeres mais calmos.

LEÃO (22/7 a 22/8)
Nas finanças, não queira dar o passo maior do que a perna ou poderá complicar seu orçamento mensal. Sorte na vida profissional, mas você precisa ficar bem alerta para não deixar passar as boas oportunidades. A sorte existe, mas é preciso ser reconhecida. Número: 4.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Ficar só não está na programação destes dias, que não são de definições. Portanto, o melhor é dançar conforme a música. Mais nada. Sua personalidade vai estar radiante. Boa hora para cultivar novos contatos, principalmente no campo profissional.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Uma boa fase em sua área dos relacionamentos. Saiba desfrutar dos momentos de intimidade, mas tenha cuidado para não ser artificial. Excelente momento profissional. Pondere se já não está na hora de promover algum progresso neste setor. Cor: verde-claro. Número: 8.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Hoje o acaso será seu amigo; conhecerá uma pessoa influente com a qual terá grande afinidade. Receberá um favor e conseguirá sair de uma situação difícil. Você deve seguir caminhos profissionais, não o dos negócios. Movimente-se mais. Cor: amarelo-ouro. Número: 11.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Terá de mudar um plano financeiro; é um período feliz, mas você é muito teimoso e com isso pode perder a chance. Se faltar a um encontro, se arrependerá. Aguarde notícia de longe. Procure dar mais atenção aos seus familiares. Bom momento no campo social. Número: 14.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Você está renovando e expandindo as suas ideias. Deve participar da comunidade, aumentando o seu círculo de relações. As viagens estão muito favorecidas. Pode confiar na sua cabeça, que anda muito prática e objetiva. Bom no campo sentimental e financeiro.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Será notado por um supervisor; um romance pode ter início agora. Domine o coração para não sofrer mais tarde. Alguém que tem andado afastado voltará porque uma intriga será desfeita. Você vai levar a bom termo certos assuntos que estavam guardados. Número: 21.
PEIXES (20/2 a 20/3)
É hora de usar o espírito aventureiro para ir em busca de oportunidades. Pode começar a deixar as preocupações financeiras de lado: o dinheiro volta a aparecer, e também haverá melhora no campo afetivo. Você terá energia suficiente para se sair bem de qualquer situação de emergência.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Preço do álcool despenca em Goiânia


Ricardo César

Com a antecipação da nova safra de cana-de-açúcar, queda nas vendas e concorrência acirrada, o preço do litro do álcool caiu ainda mais em Goiânia e deve sofrer novas reduções até maio, quando todas as usinas goianas estarão em operação. O etanol é vendido a R$ 1,65 na maioria dos postos da capital, chegando a R$ 1,59 em alguns estabelecimentos, depois de ter custado R$ 1,97 em janeiro passado.
A economia de R$ 0,32 (ou de 17%) em relação a janeiro deste ano ocorre após um período de desvantagens para o consumidor, quando a falta do produto no fim do ano passado provocou forte avanço nos valores cobrados nos postos. Há três semanas, no entanto, o álcool vem se mantendo competitivo em relação à gasolina, a partir da antecipação da safra por três usinas de processamento de etanol em Goiás.
Seguindo o cálculo de que o valor do álcool tem de representar até o máximo de 70% do valor cobrado pelo litro de gasolina para ser vantajoso, abastecer com etanol está compensando cada vez mais em Goiânia.A reportagem do POPULAR visitou ontem 15 postos de combustível e 6 bairros e verificou que o produto estava custando apenas 60% do valor da gasolina em alguns deles, principalmente nos localizados em bairros periféricos. Na média, o preço do álcool está 65% do custo da gasolina, que varia entre R$ 2,52 e R$ 2,65.
ParidadeAtenta às mudanças rápidas do mercado, a farmacêutica Caroline Ribeiro, de 40 anos, decidiu voltar a abastecer com etanol. Proprietária de um carro flex (bicombustível), ano 2009, Caroline diz que desde dezembro usa gasolina como combustível.“Mas o preço está bom e o cálculo neste posto dá 62%. O álcool voltou a valer a pena. Até terei uma redução no gasto mensal com combustível com este preço acessível do litro”, avaliou a farmacêutica, quando abastecia seu carro, num posto do Setor Bueno.Com a mesma percepção, o supervisor comercial Ricardo Silva, 40, também voltou a destinar R$ 450 gastos mensalmente para o etanol. “Eu abasteci com álcool o ano passado inteiro. Passei a abastecer com gasolina depois de dezembro, com a alta. Agora, estou de volta ao etanol, porque o preço começou a valer a pena novamente e a quilometragem feita por litro de álcool não difere muito da gasolina”, diz.VantagemO consumidor, entretanto, deve ficar atento aos preços cobrados nos postos onde costuma abastecer. O POPULAR apurou que alguns estabelecimenros ainda vendem o álcool a R$ 1,79 o litro, o que dá o valor de 75% em relação ao valor da gasolina cobrado por esses estabelecimentos – o que não representaria vantagem.
O porcentual de 70% também não é o único fator a que o consumidor deve ficar atento. O modelo de carro e o modo de dirigir também influenciam. Especialistas recomendam que os consumidores façam teste com o próprio veículo para saber a relação ideal.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Polícia prende comerciantes por furto de energia em Jataí

Proprietários de uma distribuidora de bebidas e de um bar de grande porte na cidade de Jataí foram presos em flagrante no início da tarde por prática de furto de energia. A Polícia Técnico-Científica, acompanhada por uma equipe do setor de Fiscalização da Celg D e pela Polícia Civil, constatou fraude nas instalações elétricas dos dois estabelecimentos, que desviavam a maior parte da energia consumida antes dela ser auferida no medidor.

Juntos, a distribuidora e o bar estavam dando um prejuízo de mais de R$ 4 mil por mês à Celg Distribuição. Agora, além de ter que ressarcir os cofres da empresa pelo consumo de energia não faturado, acrescido de 30% de custo administrativo, seus responsáveis ainda responderão a processo criminal, podendo pegar até quatro anos de prisão pelo crime praticado, previsto no Código Penal.

Segundo o coordenador do Setor de Fiscalização Comercial da Celg D, Rodrigo de Paula Silva, a fraude vinha ocorrendo há mais de um ano, o que equivale a um prejuízo total de quase R$ 50 mil para a distribuidora. Ele explica que o consumo faturado da distribuidora de bebida e do bar estava muito aquém da carga instalada, o que levou a Celg a suspeitar de fraude.
initZoom('mudaFonte');
-->

HORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
O momento é de curtição. Saia de casa, divirta-se em lugares descolados e alegres. Não se meta na vida afetiva de ninguém. Ótimo período. Concretização de projetos de trabalho e aumento de ganhos. Sorte financeira. Bom momento no campo amoroso. Número: 4.
TOURO (21/4 a 20/5)
Muita energia, você terá força total para tocar seus empreendimentos e dar início a novos projetos. Faça passeios ao ar livre com aquela pessoa especial. Se estiver procurando companhia, olhe ao redor. Pratique esporte e seja feliz. Cor: laranja-escuro. Número: 7.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Use a força do seu signo para liderar algum projeto que está se desenhando no momento. Não espere por ninguém, vá em frente! As finanças estão melhorando. No amor, é tempo de falar a sério e definir um caminho mais satisfatório para o romance. Acerte os ponteiros.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
Você vai usar a animação e essa simpatia contagiante que às vezes fica escondida atrás da porta. Use todo esse brilho para divertir-se a valer e, se ainda está só, pense se já não é hora partir para um novo amor. Bom momento no campo sentimental. Cor: amarelo-escuro. Número: 11.

LEÃO (22/7 a 22/8)
Você não quer mais saber de fantasias no campo afetivo. Sairá em busca de realizações concretas. No trabalho, respostas positivas. Atividade perseverante e grandes possibilidades. Conhecerá pessoa interessante. Cor: azul-turquesa. Número: 17.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
Bom momento astral. Graças ao apoio dos colegas, seus projetos profissionais têm tudo para deslanchar agora. Esta é uma boa fase para iniciar uma atividade mais lucrativa. Se está só, mostre a quem lhe interessa que tem consciência das próprias qualidades. Cor: bordeaux. Número: 21.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Momento agitado no campo profissional. Com tantos projetos para realizar, você não sabe por onde começar. Estabeleça suas prioridades e execute-as. Neste período você estará muito mais voltado para alcançar o seu equilíbrio emocional com a pessoa amada. Número: 25.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Momento ótimo para investir na sua carreira profissional. No amor, prometa menos e deixe as coisas rolarem. Lembre-se do sábio provérbio chinês: “Quem faz muitos planos, subestima a vida”. Busque a sua felicidade de forma realista. Acredite e vá em frente.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Possível sorte em assuntos particulares. Favorável à promoção de projetos criativos. Nenhuma tensão afetará seu trabalho. O fim do dia será melhor para entrevistas com superiores. Procure descansar mais. Bom momento no campo afetivo. Cor: verde-claro. Número: 29.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
É hora de buscar mais autoestima, para depois entender as pessoas que o cercam. Procure estar mais aberto para absorver melhor essas mudanças. Alguém está notando a sua capacidade. É bem possível que consiga um cargo bem melhor. Cor: azul-turquesa. Número: 32.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Um dia sem acontecimento importante, mas contará com a ajuda dos colegas em quase todo o período, proveitoso a seus planos pessoais. Os amigos tornar-se-ão difíceis mais tarde. Evite gastar além do necessário. Bom momento no campo profissional. Procure agir mais.
PEIXES (20/2 a 20/3)
Momento de muito dinamismo. Tendência para a autoconfiança e o entusiasmo. No amor, altos e baixos, mas com final feliz. Você pode relaxar hoje, pois está recebendo vibrações benéficas e tranquilizantes. Além disso, você não está mesmo querendo se arriscar. Número: 35.

Em Jataí, chuvas fortes fazem lago transbordar


Marla Rodrigues de Jataí

A forte chuva que caiu ontem em Jataí, na Região Sudoeste, fez os Lagos JK e Bonsucesso transbordarem rapidamente no início da tarde. No Lago JK, onde o estrago foi maior pela proximidade com a área urbana, o volume de água, que chegou a 3 metros de altura em alguns pontos, invadiu 300 casas. Até ontem à noite, não havia registro de vítimas ou informações sobre o total de desalojados.

Na orla do Lago JK, alguns moradores não acreditaram que a água pudesse subir tanto e permaneceram em casa, o que obrigou alguns a procurarem abrigo nos telhados. Até o início da noite, a Defesa Civil estava resgatando de canoa pessoas e animais.

Por todo o lago era possível ver carros e eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar, boiando na correnteza. Os objetos e produtos de comércio das ruas do entorno, como panelas – ainda com comida – e galões de óleo, também foram perdidos na água.

Os moradores contam que em cerca de 20 minutos a água entrou e arrastou móveis e objetos. Algumas narram, ainda muito abaladas, o terror que viveram, como uma mãe que chegou a desmaiar tentando salvar da água seus dois filhos. Muitos curiosos tentavam invadir a área interditada para registrar imagens de um acidente nunca visto na cidade.

No Lago Bonsucesso, que fica na BR-158, o estrago também foi grande. A água invadiu a pista que dá acesso à orla do lago e ilhou os comerciantes do local. Para chegar ou sair, os únicos veículos eram barcos e canoas.

No meio da tarde, não era possível diferenciar o Lago Bonsucesso do Rio Paraíso, para onde ele escoa. O barranco que sustenta a borda do lago perdeu grande quantidade de terra e ameaça estourar caso a chuva persista. De acordo com o Centro de Ciências Agrárias da UFG, nos últimos cinco dias choveu 200 milímetros e a previsão é de que a chuva continue intensa. A prefeitura não quis se pronunciar sobre os alagamentos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as três rodovias federais que cortam a região foram alagadas. Na BR-158 o Córrego Bonsucesso invadiu a pista e interditou o trecho entre Jataí e Caiapônia. Na BR-060, no trecho entre Jataí e Rio Verde, o Córrego Paraíso, que passa por um duto abaixo da pista, invadiu a rodovia, onde apenas veículos de grande porte conseguiram passar. Já na BR-364, entre Jataí e Aparecida do Rio Doce, o Córrego Lajeado impossibilitou a passagem por algumas horas.

segunda-feira, 1 de março de 2010

TERREMOTO NO CHILE

VEJAS GALERIA DE FOTOS TERROMOTO NO CHILE

http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI118206-EI294,00-Terremoto+de+graus+atinge+o+Chile.html

Cochilar depois do almoço faz bem para memória

Cientistas americanos provaram que jovens que tiram um cochilo à tarde têm desempenho melhor na aprendizagem do que os que ficam acordados.

Dormir é muito bom, muita gente gosta e faz bem para a saúde. Uma pesquisa, divulgada essa semana na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, mostrou que quem dorme mais ou menos uma hora e meia durante a tarde passa a ter mais facilidade para receber informações novas.
Cientistas da Universidade de Berkeley, na Califórnia, recrutaram 39 jovens saudáveis. Eles tiveram que decorar cem nomes e rostos ao meio-dia. Em seguida, uma parte foi dormir. Às 18h, o grupo teve que decorar outros cem nomes e rostos. Os 20 jovens que tiraram uma soneca tiveram um desempenho 10% melhor na tarefa. E o cansaço daqueles que ficaram acordados fez com que eles perdessem também 10% da capacidade de aprendizagem. Ou seja: soneca à tarde faz bem. Boa notícia para Justine Hack, de 17 anos, que, como a maioria dos adolescentes, adora dormir.
“Eu acordo às 6h e vou para o colégio. Às 12h20, eu volto, almoço, e às 13h, eu durmo”, conta. O músico Eduardo Hack, pai de Justine, também é adepto da soneca. “Depois que eu almoço, encosto o prato, estico as pernas e dou minha cochilada”, diz. Mas o descanso dele dura só meia horinha. Depois do cochilo, Eduardo, que é músico, vai ensaiar.
Enquanto isso, Justine continua dormindo. O irmão do meio, Renato, desce para brincar com os amigos. Enquanto isso, Justine continua dormindo. A caçulinha Beatriz entra no quarto, mexe no armário e Justine continua dormindo. Essa soneca está longa. A mãe segue para a árdua tarefa de acordar Justine. Na casa de Jane, a soneca da tarde dela e dos filhos adolescentes – Nicole e Mário – também costuma se estender.
“Perdi a hora. Se eu deixar, os dois dormem mais de quatro horas. Eu também dormi demais”, diz Jane. Será que essa sonequinha mais longa continua trazendo benefícios? O neurologista Márcio Bezerra, especialista em sono, tira a dúvida da família. “O tempo ideal desse sono da tarde varia entre 30 e 50 minutos. No máximo, 50 minutos”, orienta o médico. “Você sente que ele ainda está sonolento, irritado, querendo dormir mais.
Na fase deles, temos que dar uma olhada no sono noturno para podermos entender o que está acontecendo”. Adolescente tem mesmo necessidade de dormir mais que o adulto, entre oito e nove horas por noite. E é justamente para não prejudicar o sono noturno que a soneca não pode ser muito longa, nem tirada muito tarde.
O ideal é que seja feita logo depois do almoço. “Resista àquele sono que às vezes vem às 18h, porque, caso você durma, você vai acordar de madrugada. Isso vai atrapalhar a consolidação do sono noturno”, diz o médico. Pois é, com sono não se brinca, ainda mais em ano de vestibular, caso da dorminhoca Justine. “Pode estudar, o vestibular te espera”, fala a mãe para a estudante.

hORÓSCOPO

ÁRIES (21/3 a 20/4)
A vida a dois ganha maior estabilidade agora. Há um clima de entusiasmo, paixão e uma forte dose de comprometimento na relação com quem ama. Favorável às finanças comerciais. Aplique outras ideias em empreendimentos criativos. Cor: verde-esmeralda. Número: 2.
TOURO (21/4 a 20/5)
Momento de progresso. Se você trabalha nas áreas de rádio, televisão, revista, eventos, terá uma fase de sucesso. Bom também para cuidar do corpo e da aparência. Faça um rápido balanço das pendências nessas áreas e vá resolvendo uma a uma. Cor: bege. Número: 6.
GÊMEOS (21/5 a 20/6)
Após alguma indecisão inicial, o dia chegará a ser satisfatório, mas monótono. Nada virá perturbá-lo. O ambiente doméstico estará acolhedor, descanse mais, se julgar necessário. Bom para um trabalho artístico. Bom momento no campo sentimental. Cor: rosa. Número: 10.
CÂNCER (21/6 a 21/7)
Dia não muito indicado para viagens ou convívio com parentes; as pessoas estarão prolixas. Razoável para planos pessoais e para tratar de assuntos ligados ao cônjuge ou sócio. As pessoas queridas estarão amáveis e solícitas. Cor: amarelo-canário. Número: 13.

LEÃO (22/7 a 22/8)
Dedique-se a projetos de estudo e de aperfeiçoamento, pois isto pode gerar melhorias no trabalho. Boas surpresas no campo financeiro. Você saberá dirigir os acontecimentos no sentido que for mais propício para você. Você sabe bem o que quer. Cor: azul-turquesa. Número: 16.
VIRGEM (23/8 a 22/9)
A estabilidade começa a fazer sentido a você. A partir de amanhã, fique alerta para não dourar as situações ou idealizar as pessoas. Mantenha os pés no chão. Você terá dias excelentes. Cultive o otimismo e não deixe ninguém afasta-lo do sucesso! Cor: grená. Número: 20.
LIBRA (23/9 a 22/10)
Momento indicado para cuidar do seu desenvolvimento intelectual. Quem ainda não encontrou alguém especial, tem tudo para fazer sucesso na conquista. Mas é preciso desligar-se do passado. Vale tomar atitudes mais ousadas na paquera. Cor: azul-celeste. Número: 23.
ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)
Indicado para pequenas viagens e conferências. Bom para tomar decisões, sem que precise modificá-las mais tarde. Dedique-se aos problemas de ordem conjugal ou de sociedade. Pessoas idosas poderão orientá-lo. Bom momento no campo social. Cor: branca. Número: 28.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)
Bom para conferências e correspondências. Um visitante talvez forneça informes úteis. Possível proveito em uma viagem curta. Alguma preocupação com o sócio ou cônjuge o ocupará no fim do dia. Bom no campo espiritual. Cor: laranja. Número: 31.
CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)
Momento financeiro favorável para tomar medidas imediatas e resolver o que é mais urgente. Ótimo para selar compromissos de longo prazo ou entrar em negócios com muitas pessoas. Talvez realize um sonho secreto. Possível interesse amoroso por um novo conhecimento.
AQUÁRIO (21/1 a 19/2)
Tome cuidado com a sua maneira de se comunicar. Evite usar um tom autoritário no trabalho. A dieta também vale para as relações de família e amizades. Na vida a dois, em compensação, a harmonia será total. No trabalho e nas finanças, a sorte estará com você. Número: 36.
PEIXES (20/2 a 20/3)
Para colocar os pingos nos “is”, necessários agora, a combinação de diplomacia, bom senso e jogo de cintura é fundamental e eficiente. O momento é bom para renovar as esperanças. A família, o amor e os amigos estarão mais do que nunca em evidência.